quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dez dicas da aluna nota dez: a atriz Bianca Salgueiro revela segredos de seu sucesso nos estudos


Bianca Salgueiro, a estudante nota dez dá suas dicas
Bianca Salgueiro, a estudante nota dez dá suas dicas 

Dez, nota dez! Não há categoria em que a atriz Bianca Salgueiro, de 17 anos, não mereça a pontuação máxima: dedicação, responsabilidade, inteligência, disciplina, esforço... No ar na novela ‘Fina estampa’, a menina de rostinho meigo é um “monstro” nos estudos e tem motivado muitos jovens a seguir o seu caminho.

- Nas ruas, muita gente tem me parado para dizer que eu tenho servido como incentivo. Um rapaz veio falar comigo que depois de ler a minha história decidiu, mesmo trabalhando, voltar a fazer mestrado e depois um doutorado - conta a atriz, que foi o destaque do vestibular carioca 2012.

Primeira colocada geral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), Bianca também passou para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), onde vai cursar Engenharia Química. Mas como ela conseguiu resultados tão bons mesmo ocupada com as gravações da novela?

Bianca já está habituada a dividir os livros com outras atividades. Atriz desde a infância, Bianca sempre esteve bastante atarefada - já foi atleta federada em ginástica olímpica e saltos ornamentais -, mas nunca deu preocupação para os pais na escola.

- Eles nunca tiveram que me cobrar. Quando eu tinha uns 7 anos, voltei do colégio desesperada, chorando, falando para minha mãe que tinha ido muito mal numa prova. Preocupada, ela foi conversar com a professora, que revelou que eu tinha gabaritado! - diverte-se Bianca, assumindo a fama de “CDF”.

Além do gosto natural pelos estudos, Bianca também tem seus segredinhos para não perder a motivação. Para quem vai prestar vestibular neste ano, pretende fazer um concurso ou está trabalhando mas quer voltar aos livros: a seguir, as DEZ DICAS DA ALUNA NOTA DEZ.

1) Dedicação: a palavra mágica
Bianca não se cansa de repetir: “Se você quer, você consegue”. Todos os dias, a jovem não dormia antes de fazer, ao menos, uma bateria de exercícios. Mesmo quando trabalhava até tarde da noite.
- Eu sempre tive muita facilidade para aprender, mas se você não tem, a dedicação compensa. Se você quiser, você corre atrás e consegue.

2) Fazer esportes ajuda na concentração para os estudos
Desde novinha, Bianca teve que aprender a “esquecer do mundo” diante de um desafio: fazendo atividades arriscadas nos saltos ornamentais, por exemplo, nada podia lhe atrapalhar. A concentração conquistada com os esportes - ela também já fez balé e ginástica olímpica - ajudaram a atriz na hora dos estudos e durante as provas.

3) Com boa vontade, sempre há tempo e lugar para uma leitura
É a mãe de Bianca quem revela: “Ela nunca andou no banco do carona do carro. Pois, nos bancos de trás, ela conseguia espalhar todos os seus livros, cadernos...”. No vai e vem entre Projac e Grajaú (onde ela mora), a atriz aproveitava para fazer suas leituras e exercícios. Era lá que Bianca poupava também o tempo do almoço:
- Eu comia no carro, mesmo. Às vezes, em cenas mais tranquilas da novela, em que eu aparecia apenas como figurante, eu aproveitava, é claro, para estudar - revela.

4) De acordo com perfil das provas, focar nas suas dificuldades ou facilidades
Quando não há muito tempo para o estudo, não tem jeito: é preciso selecionar a que é mais importante se dedicar. Nesses casos, Bianca dá a dica:
- Quando você vai fazer uma prova com questões de múltipla escolha, é importante focar nas matérias que tem mais dificuldade. Para prova discursivas, é melhor focar naquilo que você tem mais facilidade, para saber desenvolver bem. No vestibular, é importante estudar mais as suas matérias específicas.

5) Não desanimar com os obstáculos
Já deu para perceber que Bianca não é de desistir fácil, né? Para não esmorecer diante dos problemas, ela prefere tomá-los como desafios.
- Sempre que eu me vi diante de um desafio, como quando eu tinha que conciliar a escola com as gravações, eu acabava estudando mais ainda e minhas notas aumentavam.

6) Variar os interesses para não enjoar
Esportista, bailarina, estudante, poliglota: Bianca está sempre ocupada. Além dos esportes como hobby, do balé e dos estudos habituais, a jovem é formada em inglês, espanhol e francês, pretende voltar a fazer mandarim e um curso de interpretação fora do Brasil. A variedade de interesses ajuda a quebrar o marasmo e evita que você se canse do mesmo assunto.

7) Estabelecer metas diárias, semanais, mensais
No início de 2011, ela se comprometeu a fazer ao menos uma redação por semana. Durante todo o ano, deixava os simulados para fazer em casa para poder cronometrar o tempo da prova. Todos os dias, anotava suas obrigações numa lista para não se perder. Bianca é organizada e sabe traçar seus objetivos. Assim, é mais fácil alcançá-los:
- A princípio, meu objetivo era passar. Depois, percebi que era muito mais competitiva do que eu imaginava. Quando vi que ficava sempre entre os primeiros colocados nos simulados da escola, comecei achar que seria possível tirar as primeiras colocações e comecei a estudar para isso - conta Bianca.

8) Encontrar seu próprio método de estudo
Não existe fórmula para otimizar a hora do estudo, cada um rende melhor de um jeito. Bianca sempre gostou de fazer resumos, mas, no ano do vestibular, viu que não daria conta.
- Percebi que estava perdendo muito tempo. Então comecei a sublinhar o texto com canetas coloridas, várias cores diferentes...

9) Não se atropelar e não esquecer de viver
Não vale ficar “bitolado”: é preciso saber a hora de parar para respirar. Mesmo Bianca, que é quase uma menina superpoderosa, teve que abandonar o balé e mandarim temporariamente no período do vestibular. Ela também lembra que não é legal esquecer da vida social:
- Se você estiver muito cansada, não vai conseguir estudar, não vai conseguir fazer a prova. Não deixei de sair com meus amigos, e eu namorava também.

10) Nunca parar de estudar
Todos se perguntaram por que a atriz decidiu fazer Engenharia Química. Ela responde: “Não quero ficar à toa”. Bianca queria um curso que exigisse dela muito estudo e dedicação. Fora do ensino superior, ela também procura aprender linguas estrangeiras, pensa em cursos fora do Brasil e até já prevê pós-graduações.
- Estudar para mim é um prazer. Nunca quero parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário