Eu sempre fui considerada nerd, "CDF" (isso ainda existe?) ou qualquer outra coisa do gênero. Sou daquelas que tiram notas boas, podem passar horas estudando e ficam tristinhas quando aparece uma nota não tão alta. Isso me incomodava muito na 5ª e 6ª série, mas conforme o tempo foi passando, fui percebendo que são os bons alunos que se dão bem no futuro.
Se você não foi muito bem na escola ano passado e até pegou recuperação, que tal mudar os hábitos de estudo e, assim, não sofrer tanto para passar de ano e ainda sair de férias mais cedo? Uma dica importante é descobrir qual período do dia você tem mais produtividade e reservar algum tempo desse período para estudar. Acredite: faz muita diferença!
Mas, não é só isso, não! Acompanhem outras sugestões que vão te ajudar a se dar bem na escola:
1. Queira ser uma boa aluna
Isso mesmo! Antes de qualquer outro conselho, você que tem que estar consciente de quão importante é estudar e de que tudo valerá a pena no final. Algum tempo à mais dedicado aos estudos pode render bons frutos no futuro.
2. Não converse muito nas aulas
Eu sei que você está doida pra contar pra suas amigas sobre o último babado ou sobre como foi seu final de semana, mas deixe isso para o recreio ou para o final da aula! Além de entender bem melhor o assunto, isso faz com que os professores percebam seu interesse em aprender e criam uma boa imagem de você!
3. Adquira responsabilidade.
Saiba quais são suas obrigações e as cumpra antes do prazo final. Responsabilidade é uma das maiores e mais importantes virtudes que um estudante deve ter. Se dedique na hora de realizar as tarefas e os trabalhos e, se possível, não deixe para fazê-los um dia antes da entrega.
4. Encontre o ambiente certo para o estudo
Vá para um lugar longe de barulhos, com os recursos necessários e sem coisas que possam te distrair (como o computador, televisão ou celular). Em assuntos que você não entendeu muito bem e precisa do computador, realize a pesquisa antes e imprima-a, utilizando-a na hora de estudar. Se você for em uma mesa, tire tudo o que não tiver relação com seus estudos e deixe-a bem limpa e organizada. Outro bom lugar para estudar é na sua cama, onde você fica confortável e pode espalhar o material à vontade.
5. Ache o melhor método para estudar (ou "os melhores")
Cada pessoa tem um método mais eficaz para gravar a matéria. Seja fazendo resumos, colocando uma música calma de fundo, lendo mentalmente o assunto e relendo-o em voz alta, realizando exercícios da internet. O importante é que você entenda a matéria, nem que para isso tenha que recorrer a vários métodos!
6. Faça anotações durante a aula
Além do que o professor escreve no quadro, pontos importantes podem ser encontrados também no que ele fala. Chame atenção para o que achar mais relevante, grifando ou escrevendo de outra cor. Mas, resuma ao máximo suas anotações e não passe a aula inteira anotando. Assim, você não se perde no assunto.
7. Vá às aulas de reforço
Aula de reforço não é "aula para alunos burros", como muita gente fala por aí. Elas são, na maioria das vezes, oferecidas gratuitamente pelas escolas e servem para fixar a matéria, refazer exercícios e esclarecer dúvidas.
8. "Estudo antes, festa depois"
Tudo o que é demais é ruim, inclusive estudar. Reserve um tempo para os estudos e se concentre totalmente neles, para depois poder se divertir! Outras pessoas preferem fazer as coisas divertidas primeiro, o que pode não ser nada bom. Quando chegar o fim do dia, você vai estar cansado e com sono e ainda tem muita coisa pra estudar e tarefas para fazer! Então, lembre-se: estude primeiro, se divirta depois.
P.S.: Dê uma olhada nesse site que mostra programas, sites e apps super úteis para estudantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário