quarta-feira, 7 de março de 2012

Bianca Salgueiro é a queridinha do Grajaú

A atriz, que se destacou no vestibular, conta como é sua vida no bairro


PRIMEIRO lugar nos vestibulares mais concorridosdo Rio de Janeiro, Bianca corre mesmo atrás do que quer
Foto: Luiz Ackermann
PRIMEIRO lugar nos vestibulares mais concorridosdo Rio de Janeiro, Bianca corre mesmo atrás do que quer Luiz Ackermann

Ser considerado gente grande é o sonho da maioria dos adolescentes. Fazer 18 anos para poder tirar carteira de motorista, assistir a filmes impróprios para menores no cinema, entrar em casas noturnas... São poucos, porém, os que querem assumir responsabilidades de gente grande. Bianca Salgueiro, de 18 anos, está nesse grupo faz tempo.
— Ela sempre foi muito responsável. Nunca precisei cobrar nada. Tinha até que pedir para ela estudar menos. Costumo dizer que ela nasceu pronta — afirma a mãe-coruja, Denise Salgueiro.
Tantos elogios são justificados. A atriz, que interpreta a personagem Carol na novela “Fina estampa”, conquistou o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a maior nota entre os candidatos de Engenharia Química do processo seletivo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ainda foi a aprovada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Pontifícia Universidade Católica PUC-Rio para o curso de Engenharia. Mas não leva vida de nerd, muito menos de personagem de novela.
— Sabia que as coisas não seriam fáceis para mim. Tinha dúvidas se passaria no vestibular, mas nunca pensei em desistir de cursar uma faculdade ou de fazer a novela. O importante é acreditar e correr atrás — conta Bianca.
E ela corre mesmo. Pelo menos três vezes por semana, percorre cerca de oito quilômetros pelas ruas do Grajaú, bairro onde mora com os pais. No trajeto, recebe parabéns de moradores, que souberam por reportagens das conquistas da vizinha.
—Tenho mesmo que cumprimentá-la. Sou professora e sei o quanto é difícil ver um aluno interessado hoje em dia — elogia Neusa Moreira.
— Ela é um exemplo, além de linda e ótima atriz — complementa a também professora Norma Brigante.
Bianca se mudou de Vila Isabel para o Grajaú com 10 anos. E diz que não pensa em deixar o bairro tão cedo:
— Adoro este lugar. É muito agradável, arborizado e, por ser mais residencial, super tranquilo. Não tinha barulho atrapalhando meus estudos.
Para conseguir conciliar os compromissos do pré-vestibular com as gravações da trama e não deixar de fazer as coisas que uma garota da idade dela gosta, Bianca traçou um plano de ação.
— Saí das aulas de francês e de balé e diminuí minhas idas à academia — conta a moça, que passou a fazer ginástica três vezes por semana. — E também comecei a levar os exercícios do colégio e as questões dos vestibulares dos anos anteriores para fazer nos intervalos das gravações. Até tirava dúvidas de matemática do Christian Monassa (colega de elenco que está no segundo ano do ensino médio).
Nas horas vagas, a atriz gosta de ir a restaurantes e a shows com amigos (está solteira há três meses). Só em janeiro, foi às apresentações de Frejat e do cantor havaiano Bruno Mars, de quem é fã. Outra mania de Bianca são os livros. Ela tem mais de 150 na estante do quarto e quase sempre lê dois ao mesmo tempo.
— Ela chega a ler nove por mês — entrega a mãe, cheia de orgulho.

A carreira de atriz em primeiro lugar
Bianca entrou em um curso de teatro aos 7 anos, porque o pai leu em uma reportagem que as aulas faziam bem para a memória e para a timidez.
— Eu era muito tímida. Tinha dificuldade para fazer amigos. Mas, depois do teatro, meu temperamento não me impede de fazer nada.
A partir daí, foi indicada para uma agência de atores mirins e selecionada para trabalhos. O primeiro foi como dubladora de Lilo, da animação “Lilo & Stitch”, em 2002, e, em televisão, na série infantil “Clara e o chuveiro do tempo”, em 2004. Acabou se apaixonando pelo ofício:
— A minha prioridade é a carreira de atriz. Mas vou cursar Engenharia porque quero ter um plano B. O curso dá noções de administração, economia e organização empresarial. De repente, resolvo abrir um negócio no futuro.
Para continuar conciliando carreira e estudos, Bianca optou por fazer faculdade na PUC (ganhou bolsa de 70%), onde o curso de Engenharia é ministrado em meio período. Ela preferiu começar no segundo semestre, ganhando um tempo para descansar e viajar após a novela, cujas gravações terminam em abril. Quer estudar interpretação em Nova York. E vai aproveitar os relatos dos amigos, que começarão a faculdade agora, e preparar o espírito para a vida de universitária. A caloura está curiosa:
— Deve ser tudo muito diferente, a relação com os colegas, com os professores. Não tenho medo, é uma fase natural. E eu estou preparada. Eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário